quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

OS PUBLICANOS


ENTRE OS JUDEUS , A PROFISSÃO DE PUBLICANO ERA DESPREZADA. OS GALILEUS TINHAM TANTA AVERSÃO A ESSA CLASSE DE PESSOAS QUE CHEGAVAM A CONSIDERAR ILEGAL O PAGAMENTO DE IMPOSTOS (  MT  22.17).

A  RAZÃO DA REPUGNÂNCIA DOS JUDEUS PELOS PUBLICANOS BASEAVA-SE NO FATO DE OS PUBLICANOS COBRAREM IMPOSTOS DOS JUDEUS PARA O GOVERNO ROMANO, CONSIDERADO POR ELES UM GOVERNO ESTRANGEIRO QUE OS  DOMINAVA PELA FORÇA:  ALÉM DISSO, OS PUBLICANOS COBRAVAM MAIS DO QUE LHES ERA ORDENADO E EMBOLSAVAM O RESTO, ISTO É, FURTAVAM PARTE DO QUE RECEBIAM DO POVO.

QUALQUER JUDEU QUE ACEITASSE O CARGO DE PREPOSTO DO GOVERNO PARA RECEBER IMPOSTOS, O CARGO DE PUBLICANO, FICAVA PROIBIDO DE ENTRAR NO TEMPLO E NAS SINAGOGAS;   NÃO LHE ERA PERMITIDO EXERCER CARGOS DE JUDICATURA, NEM ERA ACEITO COMO TESTEMUNHA NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA.

APESAR DO TRATO SEVERO E DO DESPREZO  VOTADO AOS PUBLICANOS ,  HAVIA MUITOS NA JUDÉIA NO TEMPO DE JESUS , QUE PERTENCIAM AO POVO JUDEU.

OS PUBLICANOS ERAM OLHADOS COMO TRAIDORES  E APÓSTATAS, INSTRUMENTOS DO OPRESSOR E CLASSIFICADOS COMO PESSOAS DE MAIS VIL CARÁTER ( MT 9:11),
AS ESMOLAS DESSES COBRADORES DE IMPOSTOS NÃO ERAM ACEITAS NA CAIXA PARA OS POBRES DA SINAGOGA. ERA UM ESCÂNDALO CONVIVER COM OS PUBLICANOS;  ELES ERAM ASSOCIADOS COM OS PECADORES E COM AS MERETRIZES.

MATEUS É O EVANGELISTA QUE MELHOR  EXPRESSA OS SENTIMENTOS JUDEUS ACERCA DOS PUBLICANOS , TALVEZ POR TER SIDO ELE MESMO UM PUBLICANO A SENTIR NA PRÓPRIA VIDA OS EFEITOS DO DESPREZO.

HAVIAM PUBLICANOS DESEJOSOS DE SERVIR A DEUS.   NA  PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO EM LUCAS 18:9 , CONTA-NOS   QUE  DOIS HOMENS  FORAM AO TEMPLO PARA ORAR .  JESUS DESTACOU ALI A ATITUDE DO PUBLICAN E DO FARISEU, E ACENTUOU QUE O FARISEU JUSTIFICOU-SE  DIANTE DE DEUS DECLARANDO QUE NÃO ERA COMO O PUBLICANO QUE ESTAVA  A SEU LADO, ISTO É,  AFIRMOU QUE ERA CUMPRIDOR DE SEUS  DEVERES E QUE MERECIA MAIS FAVORES  DE DEUS DO QUE O PUBLICANO.

ENTRETANTO, JESUS DECLAROU QUE O PUBLICANO NEM AO MENOS OUSAVA LEVANTAR A CABEÇA, TAL ERA O PODER DE SUA  CONTRIÇÃO, POR HAVER OFENDIDO A DEUS.
NA APRECIAÇÃO DA CONDUTA  DO FARISEU RELIGIOSO E DO PUBLICANO DESPREZADO, JESUS DECLAROU QUE O PUBLICANO VOLTOU PARA SUA CASA JUSTIFICADO E PERDOADO, E NÃO O FARISEU   QUE O JULGAVA E ACUSAVA DE INJUSTO.
APESAR DO TRATO SEVERO E DO DESPREZO VOTADO AOS PUBLICANOS , OS EVANGELHOS RESGISTRAM A CONVERSÃO  DE DOIS DELES, CUJOS NOMES PASSARAM À HISTÓRIA  COMO EXEMPLO DO PODER TRANSFORMADOR DA GRAÇA DIVINA  .

OS DOIS EXERCIAM A FUNÇÃO DE PUBLICANOS NA CATEGORIA DE PREPOSTOS DOS ROMANOS , E PRATICAVAM OS MESMOS ATOS FRAUDULENTOS DE SEUS COLEGAS EM OUTRAS PROVÍNCIAS , ISTO É, FURTAVAM O QUANTO PODIAM, EXIGIAM MAIS DO QUE A LEI ROMANA ORDENAVA.   ESSES NOMES SÃO MATEUS OU LEVI, E ZAQUEU, CUJA HISTÓRIA É DAS MAIS CONHECIDAS E DIVULGADAS DOS EVANGELHOS.

MATEUS FOI ESCOLHIDO COMO UM DOS DOZE APÓSTOLOS E JESUS COMEU COM ELE, EM SUA CASA (MC 2.13-17) , ELE QUE TAMBÉM HAVIA SIDO UM PUBLICANO.

ZAQUEU, OUTRO PUBLICANO, TEVE A HONRA DE RECEBER JESUS EM SUA CASA E FOI BASTANTE SINCERO EM SEU ARREPENDIMENTO, A PONTO DE RESTITUIR QUADRUPLICADO AQUILO QUE HAVIA TIRADO ILICITAMENTE  DOS OUTROS, CONFORME A LEI MOSAICA ESTABELECERA.

SE ENTRE OS PUBLICANOS HOUVE AQUELES  QUE SE TORNARAM CRISTÃOS, ENTRE OS CRISTÃOS , MUITAS VEZES, HÁ  AQUELES QUE SE ASSEMELHAM AOS PUBLICANOS, POR SUA DESONESTIDADE OU PORQUE SE AFASTAM DA COMUNHÃO DA IGREJA.
  

A TI, MEU DEUS E PAI, SEJA A GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS .  AMÉM




Nenhum comentário:

Postar um comentário